sábado, agosto 15, 2009

Rio

Foi uma visita rápida, apenas um dia. Na verdade só pude ver o Cristo, o Pão de Açúcar, o mar e a ponte Rio-Niterói de longe. Mas deu pra ter uma idéia de por quê as pessoas falam tanto do Rio de Janeiro. A Baía de Guanabara é uma coisa linda, enorme. O taxista me disse que a única que é maior é a de Todos os santos na Bahia (o que me deu uma vontade de ir lá conhecer um dia).

Por outro lado, sobrevoando a cidade fiquei pensando como um lugar tão cheio de morros foi palco da construção de uma cidade tão grande. Que lugar mais impróprio pra construção... Mas é claro que isso tem toda uma raiz histórica. Pensei também que os portugueses chegando ao Brasil realmente devem ter se deslumbrado com toda aquela visão aliada a uma mata atlântica virgem.

Pensando sobre esses morros é que entendi sobre a contrução das favelas e porque acabaram sendo construídas tantas... Esses tantos morros, lugares impróprios para construção de habitação foram deixados de lado. E depois a população foi construindo suas casinhas. Era difícil pra mim, que sempre morei em locais relativamentes planos, captar com exatidão essa idéia de morros e favelas.

Penso que o Brasil tem tantas maravilhas, tantos lugares lindos pra conhecer, diferentes belezas. Por isso, que meu objetivo é

Andar
Por este país
Prá ver se um dia
Descanso feliz
Guardando a recordação
Das terras onde passei
Andando pelos sertões
Dos amigos que lá deixei...

2 comentários:

Saration disse...

Nem os tantos problemas de (in)segurança pública fazem a cidade perder seu charme.

Lembro do Samba do Avião, do Tom Jobim:

Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio, seu mar
Praia sem fim
Rio, você foi feito prá mim
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol, de céu, de mar
Dentro de mais um minuto estaremos no Galeão
Copacabana, Copacabana
Cristo Redentor
Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio, eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Aperte o cinto, vamos chegar
Água brilhando, olha a pista chegando
E vamos nós
Pousar...

Fernanda disse...

Faz bem em querer conhecer mais do Brasil. Eu morei em tantos lugares e acabei deixando passar a oportunidade de conhecer mais a fundo os lugares. Uma pena.