quarta-feira, agosto 18, 2010

Engineering

Vivo um dilema profissional desde que me descobri apaixonada por eletrônica... Qual a real importância daquilo que faço? Vocês, amigos das exatas, vão saber a resposta óbvia que eu já tive que defender para amigos das humanas. Nosso trabalho, enquanto engenheiros, é facilitar a vida de todos. Hoje não vivemos sem muitas das tecnologias que engenheiros inventaram, ou, numa frase mais correta, nossa vida seria bem mais difícil. Concordo bastante com isso, mas hoje também vejo que a gente cada vez inventa mais coisa que não obrigatoriamente precisamos, ou seja, criamos uma necessidade que não existia de verdade... Pensava alguns dias atrás na quantidade de lixo tecnológico que fabricamos e me perguntei o que fazemos com isso.
Sei lá... acho que a inovação é importante, que nosso trabalho é importante, mas também acho que aquilo que era mais importante (e mais fácil) já foi inventado. Agora falta aquilo que é importante e é difícil de conceber. Aí a gente já pula pra uma outra esfera de conhecimento/desenvolvimento.
E para os engenheiros trabalhadores do dia-a-dia, cuja ocupação é desenvolver algo em pouco tempo, que consiga vender em grande quantidade, que custe pouco e que seja inovador? Acaba saindo algumas coisas que não são realmente necessárias, mas que vendem, que tem apelo.
Acho bem difícil ser engenheira nesse contexto. Talvez também porque eu não seja uma mulher de idéias, mas somente de ações.
Sei lá... Não sei se consigo passar direito essa dúvida que às vezes sinto com a engenharia. Acho que tem a ver com uma frase que um dia eu disse de fazer coisas importantes. Quero no final da minha vida, poder olhar pra trás e ter orgulho, não só pelo que eu fiz por mim, mas também pelo coletivo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Só sei que vou chegar aos meus 40 sem saber o que quero fazer da vida!
Nem vou assinar ...

anaraves disse...

Até sei quem é o indeciso...

Rogerio Richa disse...

Te entendo neh Ana, mesmo depois do PhD eu vejo que existe pouco espaco no mundo pras pessoas que querem realmente atacar os problemas essenciais da atualidade. Com o doutorado, eu consigo hoje trabalhar em problemas 'dificeis de resolver'. Mas infelizmente ainda estou longe de trabalhar com aquilo que fascina, com a vanguarda do conhecimento humano. Mas se fosse assim tao facil teria graca?? =) O jeito eh trbalhar todo dia, pouquinho a pouquinho e a nossa realizacao vira da caminhada, nao do destino final =)
Agora deixa eu voltar pro meu trabalho de engenheiro :P

anaraves disse...

Você disse o ponto chave de tudo: a caminhada é o mais importante.